Raiva

A raiva é a resposta para sentimentos de insatisfação, frustração e infelicidade, que normalmente surgem quando nós não gostamos de uma pessoa, um objeto ou uma situação.

Geralmente aparece quando somos incapazes de cumprir nossos desejos ou quando somos forçados a fazer algo que não gostamos de fazer ou que seria melhor evitarmos. Em tais situações, a mente reage por se sentir infeliz e estressada, o que leva à raiva.

A vida cotidiana nos coloca diante de muitas situações que podem produzir a raiva. Seu parceiro, filhos ou amigos podem NÃO fazer o que você espera que eles façam. Você poderá ficar sem pó de café para seu café da manhã. Você pode chegar atrasado na estação e perder o ônibus. Talvez você precise encontrar alguém que não gosta, ou alguém pode criticar você. Todas estas situações e muitas outras similares, podem causar a raiva. A questão é, temos de reagir automaticamente ou podemos mudar nossas reações e evitar a raiva?

A raiva é uma reação mais negativa e deve ser evitada, tanto quanto possível, se você deseja progredir no caminho de auto-aperfeiçoamento. Você não pode evitar todas as situações que causam a IRA, no entanto, com alguma formação você pode aprender a controlar e alterar suas reações e atitude. Você pode ensinar-se a não ficar com raiva.

Você precisará estar ciente das situações que poderiam levar a raiva e estar alerta suficiente quando você experimentá-las.

?Você deseja reagir automaticamente, como um robô, ou você deseja agir conscientemente e controlar suas reações? Você pode superar a raiva, mas isso requer algum trabalho interno. Aí vão algumas dicas:

1. Quando você se sentir desconfortável e infeliz, pare o que está fazendo e visualize mentalmente algumas cenas agradáveis do passado. Pense em algo que fez você feliz.

2. Quando você sente que está ficando irritado, respire profundamente 5 vezes. Isso irá atrasar a raiva e você irá se acalmar.

3. Conte lentamente de um a dez. Isso irá atrasar sua reação irritada e enfraquecê-la.

4. Durante seu tempo livre, pense que a raiva foi para bem longe e em como vale a pena evitá-la.

5. Beba água. Isso tem um efeito calmante sobre o corpo.

6. Aprenda a desenvolver alguma paciência. Assumir tarefas simples e fazê-las lentamente é um bom começo. Isto irá desenvolver a paciência.

7. Um dos melhores remédios contra a raiva é o desprendimento. Quando você está emocionalmente e mentalmente desprendido, você não consegue ficar com raiva.

8. A melhor maneira de evitar a raiva é desenvolver o hábito da paz de espírito. Isto obviamente precisa de algum treinamento e tempo, mas é muito interessante. O pensamento positivo, desprendimento, concentração e meditação, todos levam à paz da mente. Pratique!

Pense nisso.

 

Prefere ouvir? É só clicar no “Play”

 

A “Mensagem para um Dia lindo” você ouve de segunda a sábado as 9 da manhã no “Alô Clube” pela Clube Fm 101,5.
Amanhã tem mais.

Anúncios

Sobre Marquinhos Ribeiro

Aqui você encontra a "Mensagem para um Dia Lindo" que você ouve todos os dias as 9 da manhã pela Clube Fm curitiba.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s